Perguntemos a Maria Madalena, onde e quando nasceu Jesus e ela nos responderá: Jesus nasceu em Betânia… foi certa vez que sua voz tão cheia de amor e bondade despertou em mim a sensação de uma vida nova com a qual até então eu nunca imaginei…
Perguntemos a Francisco de Assis, o que ele sabe sobre o nascimento de Jesus e ele nos responderá: Ele nasceu no dia em que na Praça de Assis, entreguei minha bolsa, minhas roupas e até o meu nome para segui-lo, pois sabia que somente ele é a fonte inesgotável de amor…
Perguntemos a Pedro, quando se deu o nascimento de Jesus e ele nos responderá: Jesus nasceu no pátio do Palácio de Caifás, na noite em que o galo cantou pela terceira vez, no momento em que eu o havia negado… foi nesse instante que acordou a minha consciência para a verdadeira vida…
Perguntemos a Paulo de Tarso, quando se deu o nascimento de Jesus, e ele nos responderá: Jesus nasceu na Estrada de Damasco quando envolvido por uma intensa luz que me deixou cego. Pude ver a figura nobre e serena que me perguntava… “Saulo, Saulo, por quê me persegues?”, e na cegueira passei a enxergar um mundo novo quando eu lhe disse… “Senhor, que queres que eu faça?”
Perguntemos à Joana de Cusa, onde e quando nasceu Jesus e ela nos responderá: Jesus nasceu no dia em que amarrada ao poste do circo de Roma ouvi o povo gritar… “Negue, negue!” e o soldado com a tocha acesa dizendo… “Este teu Cristo lhe ensinou apenas a morrer?” Foi nesse instante que sentindo o fogo subir pelo meu corpo, com toda a certeza e sinceridade dizer… “Não, não me ensinou só isso… Jesus ensinou-me também a amá-lo”.
Perguntemos a Tomé, onde e quando nasceu Jesus e ele nos responderá: Jesus nasceu naquele dia inesquecível em que ele me pediu para tocar as suas chagas e me foi dado a testemunhar que a morte não tinha o poder sobre o filho de Deus. Só então compreendi o sentido das palavras: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”.
Perguntemos a João Batista, onde e quando nasceu Jesus e ele nos responderá: Jesus nasceu no instante em que chegando ao Rio Jordão pediu-me que o batizasse e ante a meiguice do seu olhar e a majestade de sua figura eu pude ouvir a mensagem do Alto: “Esse é o meu filho muito amado no qual eu coloquei a minha complacência”. Compreendi então, que chegara o momento dele crescer e eu diminuir para a glória de Deus Pai…
Perguntemos a Lázaro, onde e quando nasceu Jesus e ele nos responderá: Jesus nasceu em Betânia na tarde em que me visitou o túmulo e disse: ” Lázaro, levanta!” Nesse momento compreendi finalmente quem ele era a ressurreição e a vida.
Perguntemos a Judas, onde e quando nasceu Jesus e ele nos responderá: Jesus nasceu no instante em que eu assistia o seu julgamento e a sua condenação e compreendi que Jesus estava acima de todos os tesouros terrenos…
Perguntemos finalmente à Maria de Nazaré, onde e quando nasceu Jesus e ela nos responderá: Jesus nasceu em Belém, sob as estrelas que eram focos de luzes guiando os pastores e as suas ovelhas ao berço de palha. Foi quando o segurei em meus braços pela primeira vez e senti se cumprir a promessa de um novo tempo através daquele menino que Deus enviara ao Mundo para ensinar aos homens a lei maior, a lei do amor….
E podemos perguntar a cada um de nós, quando e onde foi que Jesus nasceu: foi naquele momento de grande dor, em que nos sentimos tão sozinhos e ao mesmo tempo tão amparados. Que possamos transformar em uma manjedoura o nosso coração para que Jesus possa nascer ali…..
Livro: Em Torno do Mestre, do escritor espírita Pedro de Camargo, que assinava suas obras com o pseudônimo de Vinícius.
Imagem de pikisuperstar no Freepik